full screen background image

» Irregularidades podem fechar outras 47 agências bancárias no Recife

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil anunciaram que outras 47 agências bancárias do Recife poderão ser fechadas pela ausência de equipamentos de segurança exigidos por lei. O anúncio foi feito pelo promotor de Defesa do Consumidor, Ricardo Coelho, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (22). Três agências já foram fechadas por problemas semelhantes.

“Os processos administrativos já foram concluídos, e a qualquer momento o Procon e Diretoria de Controle Urbano podem fechar as unidades”, disse Coelho. Em caso de assalto a banco que termine com pessoas feridas ou mortas, o responsável pela agência será indiciado criminalmente.

Leia Também
Polícia indiciará gerente de banco sem segurança

A medida partiu do MPPE e foi logo aceita pela Polícia Civil. Inicialmente, o promotor tentou negociar um acordo com a proposta de assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “Realizamos dez reuniões com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas as instituições insistem em descumprir a lei”, disse o promotor.

Será responsabilizada a pessoa que tem poder de mando na agência. Em alguns casos pode ser o gerente ou outro funcionário, dependendo da hierarquia na empresa. “Em direito, é o que chamamos de dolo eventual. A pessoa assume o risco de praticar o crime. Ele sabe que tem a obrigação de providenciar os equipamentos. É como um motorista que dirige embriagado. Ele sabe que pode causar um acidente ao assumir o volante”, explicou Coelho.

Este ano, três pessoas já morreram durante assalto a banco em Pernambuco, sendo dois bandidos e um vigilante.

Fonte: Jornal do Commercio-PE



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *