full screen background image

» Policiais federais realizam passeata para chamar a atenção ao movimento grevista

Está marcada para esta quarta-feira (15), às 10h, uma reunião entre a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília. O objetivo do encontro é discutir a pauta de reivindicações dos agentes, escrivães e papiloscopistas de todo o País. A greve nacional deflagrada pela categoria completa sete dias. Estão entre as solicitações do grupo o reajuste salarial, re-estruturação na carreira e um novo concurso.

Nesta segunda-feira (13) cerca de 50 policiais fizeram uma passeata dentro do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul do Recife. O intuito foi chamar atenção da sociedade civil sobre o movimento grevista. Para isso, eles percorreram o local munidos de cartazes e distribuindo panfletos explicando o motivo da paralisação, iniciada na última terça-feira (07). Em Pernambuco, em torno de 500 servidores pararam suas atividades. Com isso, serviços como fiscalização em empresas de segurança privada estão sendo prejudicados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires, a categoria está otimista com a reunião de amanhã. “O Governo Federal está observando e reconhecendo o nosso pleito. Tanto que, apesar de estarmos oferecendo apenas os serviços essenciais, demos uma trégua na operação padrão. Não estamos atacando os voos internacionais”, contou Pires.

Ainda assim, ele comentou que, atualmente, três policiais atuam no setor de imigração, responsável pela fiscalização dos voos domésticos e internacionais no Aeroporto Internacional do Recife, quando seria necessário, no mínimo, 12 profissionais. Pires apontou também que em todo o Brasil atuam 13 mil policiais federais, quando seriam necessários 40 mil.

Na tarde da quarta-feira (14), ou na manhã da próxima quinta-feira (15), à reunião em Brasília, os policiais federais irão se reunir em assembleia. Eles irão discutir a negociação com o governo e decidir se mantêm a paralisação. O encontro será na Superintendência da Polícia Federal, no Cais do Apolo.

AGENTES
Mais uma categoria pode entrar em greve em Pernambuco. Hoje, às 16h30, o Sindicato dos Agentes, Servidores, Empregados e Contratados no Sistema Penitenciário de Pernambuco realizará uma assembleia geral com a categoria para deliberar sobre o movimento. O Sindicato alega que não conseguiu avanços em reunião com a Secretaria de Administração (SAD) e afirma que houve quebra de itens do acordo coletivo de 2011 por vencimento de prazos. Além disso, o Sindasp destaca ainda que não houve a negociação do dissídio deste ano.

CIVIS
Apesar da Secretaria de Administração (SAD) ter recebido, na última quinta-feira, um ofício do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), informando a suspensão da greve, ainda não foi marcada uma reunião para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Após 17 dias parados, os policiais atenderam ao pedido do Governo, que enviou documento enfatizando a necessidade do término do movimento da greve para uma abertura nas negociações. De acordo com o presidente do Sinpol-PE, Cláudio Marinho, uma assembleia está marcada para o próximo dia 22 e caso não haja um acordo até lá a categoria pode deflagrar novamente a paralisação.

Fonte: Folha de Pernambuco



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *