full screen background image

Começa distribuição gratuita de remédios para diabetes e hipertensão

Mais de 15 mil drogarias filiadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular passaram a distribuir gratuitamente, nesta segunda-feira (14), o cloridrato de metformina, comprimido de ação prolongada utilizado no tratamento de pacientes com diabetes. O Ministério da Saúde estima que mais de 900 mil pessoas serão beneficiadas com a medida.

Com a inclusão do cloridrato de metformina, já são 11 o número de remédios distribuídos sem nenhum custo para o paciente. Ao todo, o Ministério da Saúde disponibiliza 24 tipos de remédios para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos que não são distribuídos gratuitamente são vendidos com subsídio de até 90%.

No início de fevereiro, durante o anúncio da distribuição gratuita dos medicamentos, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que os medicamentos chegam a comprometer 12% dos gastos das famílias de baixa renda e apenas 2% das de maior renda. “Estamos assegurando que não haja diferença entre ricos e pobres no que se refere àqueles que precisam do remédio”, explicou.

Na ocasião, o governo também anunciou melhorias na fiscalização da distribuição dos medicamentos. “Apesar de ser gratuito, nós vamos controlar o fornecimento, seja pelas receitas médicas, seja assegurando o destino dos remédios para os pacientes e não para qualquer outro uso indevido. Aprimoramos a fiscalização, auditorias e a transparência”, ressaltou a presidenta.

Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos desde que apresente um documento com foto, CPF e receita médica.

Fonte: Brasiliaconfidencial.inf.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *