Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, resolveu dar um basta nos atos de vandalismo e violência que rondavam os prédios públicos da cidade. Mais de 300 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e estão ajudando a polícia na segurança pública.
Elas são discretas e estão de olho em quase tudo o que acontece dentro e fora das escolas, museus e outros prédios públicos da cidade. São cerca de 360 câmeras instaladas em 28 prédios públicos da cidade. Uma medida tomada para preservar as instalações e dar mais segurança a quem trabalha nesses locais.
A maioria das câmeras foi instalada na parte externa dos prédios para inibir ações as criminosas. As lentes são monitoradas vinte e quatro horas por dia em uma central técnica.
As imagens captadas são supervisionadas em tempo real por vigias que fazem a segurança de todos os locais à distância com a ajuda dos equipamentos.
As lentes já flagraram várias ações. Em uma delas um rapaz retira o chinelo de um dos pés e depois o atira na câmera posicionada em um colégio. Em outra escola, o menino escala o telhado e depois vira o equipamento para não ser filmado.
Para manter toda esta estrutura funcionando, o município gasta por ano, cerca de R$ 500 mil.
Fonte: 180 Graus.com