full screen background image

» Greve no transporte de valores continua em Santa Catarina

A greve dos transportadores de valores continua em Santa Catarina. Em audiência nesta segunda-feira (9) na Justiça do Trabalho em Itajaí, no litoral norte do estado, empresas e empregados não chegaram a um acordo. Tanto os sindicatos das empresas como dos empregados mantiveram suas propostas. Ambos têm 24 horas para apresentar novo plano. Caso ainda não haja acordo, o Tribunal Regional do Trabalho vai julgar o processo.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (Sindesp/SC) ofereceu aumento de 4%, mas o Sindicato dos Empregados em Transportes de Valores de Santa Catarina (Sintravasc) reivindica 12%. Os transportadores reivindicam aumento de salário, atualmente em torno de R$ 1.200, e melhores condições de trabalho.

Cada carro-forte tem em média quatro funcionários, sendo um motorista, dois vigilantes e um chefe de equipe. Sem estes funcionários os carros-forte não circulam e o transporte de valores, principalmente de dinheiro para abastecer os caixas eletrônicos, fica prejudicado.

Devido à paralisação, já está faltando dinheiro em caixas eletrônicos de Joinville, Blumenau, Itajaí e Florianópolis, e alguns bancos chegaram a limitar a quantia que pode ser sacada. Segundo o Procon/SC, as instituições financeiras não podem realizar essa prática. A orientação para o consumidor é comunicar o Procon caso passe por essa situação em algum banco.

A paralisação já dura nove dias e compromete o abastecimento de dinheiro de caixas eletrônicos e de agências bancárias em diversas cidades do estado. De acordo com informações do Sintravasc, a greve alcança 100% dos trabalhadores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Tubarão.

Fonte: G1 SC



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *