As categorias dos advogados, dos engenheiros, dos religiosos, dentre outros, já tinham seus representantes ocupando uma vaga no Legislativo.
Por outro lado, seguranças, policiais militares e vigilantes se sentiam desamparados, já que nenhum dos 21 vereadores da Casa nesta legislatura era ligado à Segurança Pública.
Foi para suprir esta falta de representação no Legislativo que o vigilante Juliano Ribeiro Modesto (PSL) trabalhou para, nas eleições deste ano, ser eleito vereador em Uberlândia com 2.379 votos. Atuando como vigilante desde os 21 anos, Modesto, que tem 33 anos, ocupou o cargo de presidente do Sindicato dos Vigilantes de Uberlândia e Região antes de se candidatar.
Segundo ele, a ideia de se tornar parlamentar surgiu com a dificuldade que o Sindicato dos Vigilantes encontrou para apresentar propostas em defesa da categoria. No ano passado, o Sindicato tentou levar à Câ-mara um projeto que obrigasse as casas lotéricas e bancos correspondentes a contratar um vigilante armado para fazer a segurança do local. Mesmo tendo sido recebida no Legislativo, a proposta não emplacou. “É uma ideia que traz mais empregos e gera mais segurança à população. É um projeto que já é realidade em outros estados”,afirmou Modesto.
Para conseguir chegar no Legislativo, Juliano Modesto fez campanha focada nos bairros Tibery, Aclimação e Morumbi, na zona leste de Uberlândia, e no Tocantins, na zona oeste. Segundo o vigilante José Aparecido Ramos, o Cidão, que foi voluntário na campanha de Modesto, os bairros trabalhados correspondem a área onde é possível encontrar mais famílias chefiadas por homens da categoria. “Conseguimos fazer o pessoal abrir os olhos para a necessidade da nossa classe”, disse.
Juliano Modesto não soube informar a quantia gasta com a campanha, já que, segundo ele, o levantamento de custos ainda não foi finalizado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 31 de agosto, data em que Modesto entregou a segunda prestação de contas parciais, as despesas com a campanha chegavam a R$ 6.055.Zona Leste se confirma como redutoDos 2.379 votos recebidos pelo vigilante Juliano Modesto, 876, ou 36%, veio da zona leste. A área corresponde à região dos bairros Tibery e Morumbi, onde o então candidato concentrou os trabalhos durante a campanha.Por sua vez, o pior desempenho nas urnas de Modesto foi na região sul, onde o candidato conseguiu 314 votos, ou 13% do total.
Fonte: Correio de Uberlândia