full screen background image

» Ação sindical no encontro dos Brics é tríplice vitória, avalia consultor

O movimento sindical cravou vitória tríplice no encontro dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado entre os dias 14 e 15, em Fortaleza (CE).

A avaliação é do consultor sindical João Guilherme Vargas Neto, que destaca, também, a importância da unidade das Centrais Sindicais para o sucesso da iniciativa.

A primeira vitória, aponta, foi a própria realização do III Fórum do Brics Sindical, levando-se em conta a diversidade das entidades de cada país-membro do grupo.
Como segunda conquista da vitória tríplice, Vargas Neto considera o fato da presidente Dilma Roussef ter recebido a delegação de dirigentes sindicais, que entregaram documento com propostas e reivindicações no âmbito dos Brics. “É a primeira vez que o mandatário do país-sede do evento recebe sindicalistas”, ele informa.
Vargas considera terceira iniciativa vitoriosa a continuidade dos encontros sindicais. Serão bilaterais. O primeiro deve acontecer nesta sexta (18), na sede nacional da Força Sindical na capital paulista, com a delegação de sindicalistas chineses.
Patah – O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, avalia que o evento foi “um encontro memorável”, posicionando o sindicalismo na agenda dos Brics. Ele destaca o compromisso assumido pela presidente Dilma de atuar nesse sentido junto aos demais chefes de Estado.
“Com a presença ativa do sindicalismo, podemos avançar mais nas questões cidadãs. As Centrais brasileiras reafirmam sua unidade nesta e em outras questões, como, agora, no III Fórum do Brics Sindical”, afirma Patah.
Dimensão – Os cinco países dos Brics representam 25% do PIB mundial e possuem território de 35,6 milhões de metros quadrados. População abrange mais de 35% dos habitantes da Terra.

 

Fonte: http://www.agenciasindical.com.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *