full screen background image

» PM faz trabalho para coibir assaltos a caixas eletrônicos

O crescente número de furtos e roubos em caixas eletrônicos em todo o estado de São Paulo colocou a Polícia Militar em alerta e desencadeou uma série de ações.

No caso do 24º Batalhão da Polícia Militar de São João da Boa Vista, que é composto por 16 municípios, um trabalho minucioso foi desenvolvido pela PM visando mapear a ação deste tipo de crime aqui na região.

De acordo com o Tenente Coronel Osvaldo Vergílio Junior, comandante do 24º BPMI, foram feitas reuniões com os comandantes dos pelotões da PM dos 16 municípios e com os gerentes dos bancos. “Nós também enviamos ofício a todos os gerentes pedindo que fosse melhorada a segurança nos locais onde ficam os caixas eletrônicos, distribuímos panfletos orientando os clientes e dando dicas de segurança”, explica.

Todo este trabalho foi feito com a intenção de prevenir este tipo de crime, que começou a ocorrer com mais freqüência no interior.

Para se ter uma ideia, de janeiro a 31 de agosto deste ano, a região de Piracicaba registrou 17 casos desta natureza, a região de Americana 16, Limeira 10 casos, Rio Claro quatro e Sumaré 30 casos.

Já a região de São João da Boa Vista teve, até 31 de agosto, 10 casos. Após esta data, mais três casos aconteceram, mas os bandidos não tiveram sucesso. As cidades atacadas pelos bandidos aqui na região foram Caconde, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Mococa, Itobi, Aguaí e Espírito Santo do Pinhal.

Alguns dados apresentados pelo Tenente Coronel sobre os crimes de furto e roubo de caixas eletrônicos na região de São João são bastante interessantes. Dos 10 casos ocorridos até 31 de agosto, 22,7% deles foram tentativa de furto. Em 36% dos casos os bandidos usaram maçarico e pé de cabra. Somente em dois casos foram usados explosivos: um em Tambaú e um em Aguaí, porém nesta última cidade a dinamite nem chegou a explodir.

Em 72% dos casos aqui da região os meliantes entraram somente na área onde ficam os caixas eletrônicos, não tendo acessado o interior do banco.

O mapeamento feito pela PM aponta, ainda, o horário e o dia da semana preferidos dos assaltantes: 27% dos crimes foram praticados entre 6 e 12 horas e 22% da meia noite às 6. O dia da semana preferido foi a sexta-feira, quando ocorreram 36,4% dos assaltos aqui na região.

Mas, os dados mais preocupantes são os referentes as condições das agências bancárias assaltadas: 81% delas não tinham sistema de segurança e nenhuma delas contava com vigia no horário em que os crimes aconteceram.
OS CRIMES
Os criminosos que praticam furtos e roubos de caixas eletrônicos estudam bastante o local e desenvolvem maneiras para facilitar suas ações.

Durante ação em várias agências bancárias da região de São João, a Polícia Militar descobriu que os bandidos estavam colocando papeis e fitas nas portas dos locais onde ficam os caixas eletrônicos por volta das 22 horas, horário em que estes terminais são fechados. Ou seja, quando a porta iria travar automaticamente, o material colocado pelos bandidos impedia, o que facilitava a entrada dos mesmos no banco.

ÊXITO
O Tenente Coronel Vergílio faz questão de ressaltar que não basta a Polícia Militar estar nas ruas para coibir este tipo de crime, mas é preciso a participação da população. “Quem está agindo em Caconde e em outras cidades da região podem agir em São João. Com certeza são bandidos de fora e precisamos da ajuda da população. É preciso que as pessoas mudem o comportamento e a postura. Se alguém notar pessoas estranhas paradas próximas de bancos, com carros de fora, avise a Polícia Militar. Isso nada mais é do que a prevenção primária”, explica.

Por meio deste tipo de contribuição a Polícia Militar teve êxito e conseguiu evitar um furto em Caconde. Um policial a paisana estava passando em frente a uma agência bancária da cidade e observou que a fechadura do acesso aos caixas eletrônicos estava danificada. De imediato ele acionou policiais que estavam trabalhando, os quais entraram em contato com o gerente, sendo que o local foi isolado com fita zebrada (fita de segurança).

Há suspeitas de que a fechadura havia sido danificada por possíveis assaltantes.

PRESOS
Na madrugada de ontem, terça-feira, a Polícia Militar conseguiu prender dois homens que estavam preparando um assalto a uma agência bancária de Santa Cruz das Palmeiras.

A Polícia Militar fazia ronda nas imediações do banco quando os dois homens esboçaram atitudes suspeitas. Ambos foram abordados e próximo a eles estava um veículo com placa de Campinas. Um dos meliantes assumiu a propriedade do mesmo e, em vistoria no seu interior, os policiais localizaram rolos de fita adesiva nas cores branca e cinza.

Desconfiados, os PMs resolveram vistoriar o interior do banco e encontraram uma caixa de papelão tapando o sistema de alarme, estando a mesma colada com as fitas adesivas idênticas as encontradas no interior do veículos dos dois rapazes.

Ambos receberam voz de prisão em flagrante e mais um assalto a caixas eletrônicos na região foi evitado.

Fonte: Guia São João – Jornal O Município



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *