full screen background image

» Fórum de São José reabre com improviso na segurança

A reabertura do Fórum de São José após o tiroteio que matou duas pessoas na última quarta-feira foi marcada ontem por confusão e improvisação no novo sistema de segurança do prédio.
A promessa de que os dois detectores de metais estariam em funcionamento, um para os cidadãos e outro para advogados e funcionários do prédio, não foi cumprida. Apenas um aparelho ficou ligado durante todo o dia.
O diretor do Fórum, José Loureiro Sobrinho, afirmou que hoje o problema já estará solucionado.
“Vamos mandar calibrar o detector. Estava havendo interferência de um no outro.”
Os usuários do prédio reclamaram principalmente das longas filas e da falta de segurança do lado de fora.

Improviso. Os servidores do Fórum que já haviam passado pelo detector no período da manhã não quiseram se submeter ao aparelho novamente à tarde em razão da longa fila com o início do horário de atendimento à população.
“Já passei pelo detector de manhã e querem que eu passe de novo. É brincadeira. Os caras não se prepararam direito”, disse um funcionário, que preferiu não se identificar.
Em virtude das reclamações, à tarde apenas uma revista manual começou a ser feita nos servidores e advogados, enquanto o público continuou sendo submetido ao detector de metais.
“Isto aqui está um inferno. Estou com criança de colo e tendo de esperar no sol”, disse a dona de casa Renata Cristina Lopes, 28 anos.

Reforço. A segurança foi reforçada no Fórum ontem com a presença de dois policiais militares (sendo uma mulher) e dois guardas municipais, além de servidores do Tribunal de Justiça do Estado. Do lado de fora, no entanto, não havia presença policial permanente.
“Estou na fila há 15 minutos e aqui fora não tem segurança”, disse o vigilante Emanuel dos Santos Lima, 27 anos.
A Polícia Militar disse que, se houver necessidade, reforçará a segurança do lado de fora do Fórum.
Apenas veículos oficiais e de funcionários devidamente credenciados podem estacionar nas vagas em frente ao prédio. Os agentes de trânsito foram orientados a permanecer no local o dia todo. Apenas um condutor foi multado ontem em frente ao Fórum.

OUTRO LADO

Diretor aposta em novo serviço terceirizado
São José dos Campos

O diretor do Fórum de São José dos Campos, José Loureiro Sobrinho, disse que nem todos os funcionários do prédio aceitaram bem as novas medidas de segurança.
“Teve quem se insurgiu contra o detector de metais. Mas isso é só no começo. Depois eles se acostumam.”
Loureiro reiterou ontem, na reabertura do prédio, que desde o começo do ano já solicitava mais segurança ao Tribunal de Justiça do Estado e que as medidas aplicadas desde ontem são emergenciais.

Licitação. “Isto [reforço] é provisório. Abrimos uma licitação para escolha da segurança privada antes do que ocorreu na semana passada”, afirmou Loureiro.
A previsão é de que a segurança terceirizada inicie os trabalhos em 15 de agosto e o novo Fórum seja inaugurado em 9 de novembro, contando com câmeras de segurança.

Fonte: O Vale – São José dos Campos



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *