full screen background image

» Pouco efetivo facilita tentativa de assalto a banco

Uma tentativa frustada de assalto ao Banco do Brasil emCorreia Pinto nesta quinta-feira às 3 horas, demonstra como a falta de efetivo pode prejudicar a segurança da população. No município que possui 15 mil habitantes, há 20 policiais ao todo, sendo que devido à escala de trabalho, por dia, quatro ficam em serviço administrativo e três vão para as ruas atender ocorrências.

De acordo com o 2º tenente Felipe Augusto de Jesus, já foi requisitado reforço no efetivo e espera-se que com a turma composta por 53 soldados que se formam em agosto, aconteça isso. “Fazemos o possível com o efetivo que temos. Todos os dias até às 22 horas, fazemos rondas pela cidade. Dois policiais ficam numa viatura e um policial em outra, mais depois desse horário fica perigoso o policial ficar sozinho fazendo ronda. Precisamos de mais cinco policiais para poder trabalhar tranquilo, e colocar sempre com dois policias trabalhando juntos na rua”, afirma.

O coronel Zinder José Guedes Cardoso do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, afirma que recentemente dois soldados experientes foram transferidos paraCorreia Pinto. “Provavelmente mais policiais irão para lá este ano e também para outros municípios que precisam de reforço. A cidade até que é calma, não há muita criminalidade. Fazemos um estudo que analisa vários aspectos do município para demonstrar a quantidade necessária de policiais”, salienta.

O 2º tenente Felipe Augusto conta que a dificuldade para trabalhar piorou com a determinação judicial de que um policial não pode exceder 40 horas extras por mês. “É complicado, temos que se adaptar. Trabalhamos 40 horas semanais, sendo que por semana o policial em média, já faz 8 horas extras. No mês, o governo paga somente 40 horas extras, muitos policiais entravam com processo requerendo as horas excedentes a essas. Isso estava onerando os cofres públicos”, explica.

Ele comenta aliviado que a falta de efetivo até que não comprometeu muito o trabalho da polícia na tentativa deassalto ao banco. “Afinal eles não conseguiram roubar nada, o único prejuízo da agência foi a porta de vidro que osassaltantes que estavam do lado de fora quebraram para os outros saírem”, completa.

Osassaltantes do Banco do Brasil emCorreia Pinto despistaram a Polícia Militar através de duas ligações para o 190. “Recebemos uma ligação às 23 horas de ontem (quarta), dizendo que havia pessoas dentro da loja Schumann. Fomos até lá e não havia ninguém. Depois disso, recebemos uma ligação às 2h45min de hoje (quinta), dizendo que havia um furto na localidade de Farinha Seca, 35 Km longe do Centro da cidade.

Os policiais ficaram sem comunicação via rádio e telefone. Nesse meio tempo, houve a tentativa deassalto no banco, pedimos apoio do Pelotão de Policiamento Tático de Lages, mas não foi possível encontrar osassaltantes pois eles fugiram depois do alarme do banco tocar”, relata.

Segundo levantamento da polícia, osassaltantes provavelmente entraram pelo telhado ou pela porta da frente, antes do travamento automático da porta eletrônica que acontece às 22 horas. “Ainda faltam as imagens para apurarmos exatamente como foi a entrada deles. Uma testemunha disse que eram cincoassaltantes, três ficaram do lado de fora da agência e dois ficaram dentro. Eles tinham maçarico e armas longas, a testemunha não soube precisar o tipo de arma”, conta.

Fonte: Correio Lageano – Lages/SC



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *