full screen background image

» Quadrilha invade fórum e rouba sete armas

Foi o terceiro assalto a fórum registrado neste ano no interior do Ceará. Os assaltantes renderam o vigilante e levaram sete armas que estavam guardadas no depósito

Já são três assaltos a fórum neste ano no Estado (BANCO DE DADOS)
Em menos de 10 dias, três fóruns no Interior foram invadidos por assaltantes. Na madrugada de ontem, o alvo foi a Comarca de Beberibe, no Litoral Leste. Quatro homens armados renderam o único vigia que fazia a segurança do local e levaram pelo menos sete armas, entre revólveres e pistolas. O armamento estava guardado em uma das salas do fórum e fazia parte de processos.

Os outros dois casos registrados neste ano foram os assaltos aos fóruns de Horizonte (no dia 1º de janeiro) e de Iguatu (no dia 4). No ano passado, sete comarcas foram alvos das quadrilhas, todas no Interior. Os assaltantes costumam agir de madrugada, invadindo os prédios da Justiça em busca de armas.

O assalto ao fórum de Beberibe teve início na noite de domingo. Em depoimento, o vigia da comarca contou que foi rendido por quatro assaltantes armados, que o abordaram na entrada do fórum, por volta das 19 horas. “O vigilante disse que colocaram ele em um carro e o levaram até um matagal no distrito de Itapeim”, informa o tenente Messias Mendes, supervisor do Ronda do Quarteirão no município.

Conforme o relato do vigia, dois dos assaltantes ficaram com ele no matagal e os outros dois voltaram para o fórum. Quatro salas foram arrombadas. “A vítima disse que foi mantida em cativeiro até 2 horas (da madrugada)”, conta o tenente. O vigia teria voltado para a sede do município pegando uma carona. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Beberibe.

Em junho de 2011, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou mudanças de regras para o depósito judicial de armas de fogo. O documento diz que as armas apreendidas devem ser encaminhadas ao Exército – para destruição ou doação – logo após a elaboração do laudo pericial. Antes, o envio para o Exército só era feito após a sentença do processo.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Ceará afirma que “o recolhimento das armas nos fóruns das comarcas do Interior é feito de maneira sistemática e periódica”. O POVO questionou o porquê de armas continuarem sendo encontradas por assaltantes, mesmo após a determinação do CNJ. A resposta não foi dada. A reportagem também não teve retorno do Exército.

ENTENDA A NOTÍCIA

Sem estrutura adequada para a guarda de armas, fóruns da Justiça viram alvo fácil para os criminosos. Lei diz que armamento deve ser encaminhado para o Exército logo após elaboração do laudo da Perícia.

Saiba mais

O assalto ao fórum de Iguatu foi no último dia 4. O local foi invadido por cinco homens armados, que levaram espingardas e dinheiro.

Três dias antes, o alvo foi o fórum de Horizonte. Os bandidos levaram mil DVDs piratas que haviam sido apreendidos pela Justiça.

Segundo o TJ-CE, de maio a dezembro de 2011, foram recolhidas 10.507 armas das comarcas do Interior.

Fonte: O Povo Online – Fortaleza/CE



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *