Bandidos explodiram na madrugada deste sábado (11) um caixa eletrônico que fica em frente ao shopping no Gama, no Distrito Federal. De acordo com a polícia, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro. Até agora, nenhum suspeito de participar da ação foi preso.
A explosão aconteceu por volta das 3h30. O caixa eletrônico ficou destruído e pedaços do equipamento, além de cacos de vidro, ficaram espalhados pela calçada.
Este foi um dos primeiros casos de explosão de caixa eletrônico no DF. Em São Paulo, porém, esse tipo de crime tem acontecido com freqüência e passou a mobilizar a polícia. O Banco Central também reagiu às ações e determinou que notas manchadas com tinta liberada pelo equipamento anti-furto dos caixas eletrônicos perderiam o valor e o portador da cédula não teria direito a ressarcimento.
Após contestação do Procon, porém, na quinta-feira o BC mudou a regra sobre troca de notas manchadas. Os bancos agora ficam obrigados a trocar, imediatamente, cédulas manchadas que forem sacadas por clientes em caixas eletrônicos. A troca tem que ser feita por uma cédula de igual valor e a pessoa não precisa apresentar extrato para comprovar o saque nem fazer boletim de ocorrência.
Essa nova regra, porém, só vale para dinheiro sacado em caixas eletrônicos. Pessoas que receberem cédulas manchadas no comércio, por exemplo, não terão direito de fazer a troca.