Segundo o Presidente do Instituto de Defesa do Consumidor Bancário (IBDConB), Dr. Luciano Duarte Peres, mesmo com a greve, a normalidade do serviço é responsabilidade dos bancosInício do mês é comemorado por trabalhadores pelo recebimento do pagamento de salários e benefício do INSS. Mas, neste mês, nem todos poderão ver a cor do dinheiro. Com a greve no transporte de valores, muitos caixas eletrônicos já estão indisponíveis para saque ou fora de operação. Alguns bancos estão apelando para a redução do limite de retirada e tentando se organizar para suprir a demanda pelo papel. No entanto, o problema deve seguir pelos próximos dias.
Na quarta-feira (4), foi realizada uma audiência conciliatória, porém a greve foi mantida. (Os patrões mantiveram Intransigência PatronalSanta Catarina: Greve no transporte de valores continua e compromete recebimentosa mesma proposta de 4% de reajuste, índice abaixo da inflação do período). Com a tendência de continuidade do movimento, o especialista em direito bancário e Presidente do IBDConB, Dr. Luciano Duarte Peres, orienta os consumidores quanto à responsabilidade dos bancos e os procedimentos para reclamar seus direitos. “Os consumidores lesados devem procurar o PROCON, Banco Central e até abrir uma demanda no judiciário, dependendo do prejuízo gerado”, explica Peres.
A dica do especialista é que o consumidor, que não conseguir sacar o dinheiro, deve imprimir um comprovante de que esteve no local tentando retirar a quantia desejada e, com o papel em mãos, procurar os órgãos responsáveis para reclamar seus direitos. “É responsabilidade dos bancos manter os caixas eletrônicos abastecidos. Em casos como este, eles têm a obrigação de dar alternativas aos clientes e orientar da melhor forma para não gerar prejuízos ao consumidor”, completa o advogado.
As cidades de Florianópolis, Criciú-ma e Chapecó são as mais prejudicadas com adesão de 100% dos trabalhadores à greve. O último abastecimento nos caixas eletrônicos aconteceu no domingo (1º).
Fonte: Press Floripa com CNTV