AutoLife blinda oito cabines de caminhões de uma das maiores transportadoras do País. Veículos serão usados para transporte de eletrônicos.
A AutoLife fechou contrato com uma grande transportadora para a blindagem de oito cabines de caminhões. Os veículos já estão sendo revestidos e devem ser utilizados para o transporte de aparelhos eletrônicos. O pedido para que os caminhões fossem protegidos veio do cliente da transportadora, assim como dos seguradores de cargas.
Já no próximo mês, os blindados devem estar circulando pelas ruas, garantindo a segurança de motoristas e dificultando os assaltos. “Como está cada vez mais difícil roubar um banco, a maioria dos ladrões que praticavam esse tipo de crime migraram para o roubo de cargas. Assim, o transportador das cargas mais visadas, como produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos, por exemplo, tem adotado medidas mais eficazes para proteger seus produtos. Aumentar o nível de dificuldades é uma das saídas”, afirma Ricardo M. de Barros, diretor da AutoLife.
Blindado comprava sua eficácia- Por falar em dificultar roubo, o caminhão da Imifarma, primeiro veículo de carga comum a ter a cabine blindada pela AutoLife, foi interceptado por ladrões na rodovia PA 316, que liga o Pará ao Maranhão. Para fazer o motorista parar, os assaltantes emparelharam seu veículo ao caminhão e atiraram nas janelas. Depois que perceberam que o veículo tinha sido blindado desistiram e a carga, composta por medicamentos e cosméticos, e motorista chegaram sem maiores problemas ao seu destino. “Desta vez deixamos os ladrões de mãos vazias”, explica Alex Damasceno, gerente de logística da distribuidora.
A blindagem- O serviço de blindagem de cabines de caminhão que transportam cargas comuns foi desenvolvido pela AutoLife e apresentado ao mercado na última edição da Fenatran, maior feira do setor de transportes da América Latina. O serviço alia procedimentos e produtos usados pela empresa na blindagem de automóveis de passeio e na construção de veículos usados geralmente no transporte de valores. A alta tecnologia dos materiais utilizados, como a manta de Kvelar, usada nos coletes a prova de balas, o aço 304 inox balístico e os vidros a prova de bala de 21 mm, que substituem os originais de 6 mm.
A blindagem pode ser realizada na cabine de qualquer caminhão e aumenta o peso do veículo em no máximo 200 quilos, peso que pouco compromete sua capacidade de transporte. O tempo de execução do serviço gira em torno de 25 a 60 dias, dependendo do tamanho ou detalhes de cada cabine. vAlém da cabine, a empresa desenvolveu também um revestimento anti arrombamento para a carroceria desses veículos. Os baús dos caminhões recebem uma proteção de um aço desenvolvido especialmente para dificultar o corte e uma porta com fechadura randômica. Só é possível abri-la com um código gerado pela transportadora depois que o caminhão chega ao seu destino com segurança. O serviço é feito em 45 dias. O revestimento pesa em torno de 1,5t.
Mais segurança, menor despesa – A proteção extra tem sido exigida por algumas seguradoras, que incentivam o uso de medidas de segurança pelas transportadoras oferecendo a elas reduções significativas no valor total do seguro da carga transportada.
Autolife Blindagens – Com mais de dez anos no mercado automotivo, a AutoLife Blindagens é especialista em blindagem de automóveis e na fabricação de veículos especiais para transporte de cargas de valores e veículos militares – esses para proteção contra armas longas, como o famoso AR-15. Atualmente a empresa, que prima sempre pela qualidade dos serviços e materiais utilizados e ostenta certificações como ISO 9001/2008 e Cesvi/Abrablin Cinco Estrelas, exporta para mais de 10 países, como Nicarágua, África do Sul, Nigéria, Iraque, Jordânia, Colômbia e Peru, entre outros. Ao longo de sua história, a AutoLife já produziu mais de 2.800 blindagens de veículos de passeio e 1.300 veículos pesados, entre os modelos militares e os usados para o transporte de valores. Toda sua linha tem a autorização do Ministério do Exército e da Divisão de Produtos Controlados.| www.autolife.com.br
Fonte: Fator Brasil