Atividade que acontece neste sábado (19) marcará também a complementação simbólica do lançamento da Cartilha: Igualdade Faz a Diferença
Escrito por: CUT Nacional
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a CUT vai promover neste em sábado (19) uma Oficina na cidade de Salvador, Bahia (Marazul Hotel – Av. Sete de Setembro, 3937 – Barra).
A atividade vai reunir os secretários estaduais Combate ao Racismo, sendo um espaço de socialização de experiências da militância cutista na luta pelo combate ao racismo e organização dos e das trabalhadoras nos sindicatos e na CUT, debatendo os desafios futuros.
Já no período da tarde, após a realização da Oficina, os dirigentes presentes se encaminharão até as Ruínas do Mercado de Escravos sob o Mercado Modelo, onde será feita a Complementação Simbólica do lançamento da Cartilha: Igualdade Faz a Diferença, lançada pela secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Nogueira, na Ilha de Gorée em Dacar, Senegal.
“Considerando que 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional dos Afro-descendentes, o Brasil se preocupou em realizar um série de atividades oficiais e a CUT não podia perder a oportunidade de marcar sua participação no mês da consciência negra. Portanto no dia 19, pela manhã, nós estaremos realizando um Seminário em Salvador debatendo a questão racial no Brasil e o preconceito e na parte da tarde será feita a Complementação Simbólica do lançamento da Cartilha: Igualdade Faz a Diferença”, explica Maria Júlia.
Programação:
10 horas – Abertura
Coordenação da mesa – Maria Júlia Reis Nogueira, Secretária Nacional de Combate ao Racismo
Presidente Nacional da CUT – Artur Henrique da Silva Santos
Secretária Nacional de Combate ao Racismo – Maria Júlia Reis Nogueira
Secretário Nacional de Formação – José Celestino Lourenço (Tino)
Presidente da CUT BA – Martiniano José Santos Costa
Secretário de Combate ao Racismo da CUT BA – Pedro Batista Barbosa Filho (Peu)
11 horas – Palestra:
Os Avanços e Desafios Representados pelo Ano Internacional dos Afro-Descendentes
As Contribuições para Superar o Racismo e as Desigualdades no Ano Internacional dos Afro-Descendentes
Palestrantes Convidados : Prof. Ramatis Jacino , escritor e pesquisador da história dos negros
Deputado Federal Luiz Alberto , do PT da Bahia
12 horas – Palestra
Os desafios futuros da luta contra a discriminação racial no mundo do trabalho e apresentação do questionário sobre raça a ser aplicado nos sindicatos- Maria Júlia Reis Nogueira
13 horas– Convocação para Marcha da Igualdade; informes e encerramento.
Sábado à tarde
Local: Ruínas do Mercado de Escravos sob o Mercado Modelo . Será a Complementação Simbólica do lançamento da Cartilha: IGUALDADE FAZ A DIFERENÇA feito pela Secr. Maria Júlia na Ilha de Gorée em Dacar, Senegal.