Uma reunião ocorrida ontem, no final da tarde, entre representantes do Governo do Distrito Federal e o governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, pode ser o início de uma fase de cooperação mais intensa entre os dois territórios. De acordo com o deputado distrital Chico Vigilante (PT), um dos articuladores dessa política de boa vizinhança, estavam na reunião, além do governador e membros do secretariado de Goiás, o titular da recém-criada Secretaria do Entorno do DF, Renato Andrade (PR), entre outros.
Chico Vigilante conta que a reunião, no Hotel Naoum, foi fruto de uma preocupação generalizada com a situação da região do Entorno do Distrito Federal e da disposição dos dois governos de fazerem parcerias para cuidar dessas cidades. Segundo Chico, um dos principais nós a serem desatados é o do transporte. Com o trabalho e a renda concentrados em Brasília, o enorme fluxo de pessoas entre as cidades do Entorno e o centro da capital sobrecarrega o sistema e gera trânsito. Para isso, há dois tipos de ação que podem ser tomadas ao mesmo tempo: a geração de emprego no Entorno, o que traria desenvolvimento ao local, mas sem deixar de lado o aumento da capacidade de transporte. Por isso mesmo, uma das ações debatidas ontem foi transformar, em conjunto, a linha férrea que hoje transporta carga de Luziânia para Brasília em uma linha que carregue passageiros também.
Saúde é alvo de atenção
Outro setor problemático é o da saúde. Com a proximidade geográfica das cidades do entorno de Brasília, o mais comum é que os moradores do Entorno sejam atendidos na rede de hospitais do DF, o que gera uma carga adicional a um sistema que já é sobrecarregado. A questão é que a verba para a saúde, recebida por cada unidade da Federação, é proporcional aos número de habitantes. Portanto, o DF tem verba para atender sua população, mas na verdade atende a um número bem maior de pessoas. Por isso, a proposta debatida foi a de construir mais hospitais e unidades de pronto atendimento no Entorno, com apoio, inclusive financeiro, dos governos federal e do DF. A expectativa é que a medida tenha como um dos reflexos diretos desafogar a rede do DF.
Financiamento
Os governos de Goiás e do DF vão pedir uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a necessidade de aporte financeiro para essas iniciativas. Há também propostas na área da segurança, além de um projeto econômico para transformar toda a região do Entorno em um “cinturão de desenvolvimento”.
Fonte: Jornal Coletivo -DF