O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e Regiões (SVNIT), Cláudio Vigilante, protocolou uma solicitação de audiência com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, para discutir a substituição de vigilantes por vigias e porteiros realizada por contratantes no intuito de reduzir custos e ocasionando demissões em massa de vigilantes. A intenção é garantir o emprego e uma regulamentação que beneficie os vigilantes do Estado do Rio.
A medida adotada pelos contratantes gera uma falsa sensação de segurança com a colocação de profissionais não preparados, inclusive com pessoas utilizando ternos e rádios comunicadores para realizar rondas, que é um papel específico do Vigilante.
O presidente decidiu tomar a frente da discussão após visitas a postos de trabalho e perceber as mudanças. Claudio Vigilante afirmou ainda que na próxima segunda-feira, 08, vai protocolar denúncia na Polícia Federal e no Ministério Público do Trabalho. O objetivo é que os órgãos fiscalizem as empresas ou contratantes que já cometem as irregularidade e que foram identificadas pelo SVNIT.
Vão participar da audiência com o Ministro em Brasília, representantes do Sindicato dos Vigilantes de Petró-polis e região, da Confederação Nacional dos Vigilantes e da Federação Estadual dos Vigilantes.
Mais uma vez, o Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões (SVNIT) sai na frente em defesa da categoria com apoio de outras entidades sindicais para fortalecer a demanda. O objetivo principal é que os vigilantes não sejam prejudicados pelas práticas de alguns contratantes.
Fonte: Sindicato dos Vigilantes de Niterói