O SindValores, sindicato que representa a categoria dos trabalhadores em transportes de valores, realizou, nesta terça (26), a primeira reunião de negociações da campanha salarial 2016 com o sindicato patronal. Entre as exigências da categoria estão o reajuste salarial de acordo com INPC mais 5% de ganho real, aumento do tíquete alimentação de R$ 28 para R$ 40, além da manutenção das cláusulas sociais do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
De acordo com o presidente do sindicato, Carlos José das Neves, nenhuma contraproposta foi oferecida neste primeiro encontro. “Nesta reunião, houve apenas a troca de pautas. Estamos aguardando o sindicato patronal agendar uma nova reunião para darmos continuidade às negociações”, disse. A campanha salarial deste ano está sendo negociada em conjunto com mais quatro estados, devido à proximidade das datas bases das categorias.
Neves afirmou, ainda, que os trabalhadores não têm pressa para negociação, mas que o sindicato continua na mobilização da categoria. Este ano, por exemplo, foram realizadas mobilizações em torno da campanha até em um torneio de futebol, organizado pelo sindicato.
“Nós não temos pressa para negociar. Nossa estratégia é aguardar o melhor momento, se for necessário, para iniciarmos as paralisações, sejam por empresa ou gerais”, afirmou.
Atualmente, a categoria dos trabalhadores em transporte de valores é formada por cerca de mil trabalhadores que prestam serviços para toda a rede bancária de Brasília e entorno. Entre os serviços prestados estão os de transporte, guarda e tesouraria.
Fonte: CUT Brasília