O cientista social português Boaventura de Sousa Santos estará em Brasília nos dias 28 e 29 de outubro, lançando seu livro “A difícil democracia – Reinventar as esquerdas” que analisa a urgência de esquerdas reflexivas na atualidade. A primeira sessão será no dia 28, às 17h, na Faculdade de Direito da Unb, auditório Joaquim Nabuco. No dia 29, às 10h, o autor do livro fará uma palestra no auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro DF.
O livro “A difícil democracia – Reinventar as esquerdas” começa com a pergunta: para onde vai a democracia? Também apresenta reflexões políticas sobre a democracia em geral e sobre o populismo, na forma de duas longas entrevistas. Na parte intitulada “Reinventar as Esquerdas”, o cientista social faz uma interpelação às esquerdas, em treze cartas, e no Epílogo ele propõe uma reflexão sobre o desperdício da experiência social e política no nosso tempo.
Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, Portugal. É doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O autor tem vasto conhecimento sobre os movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos.
Fonte: CUT Brasília, Sinpro e Livraria Travessa