full screen background image

» Três vigias são mortos e quatro suspeitos capturados

A madrugada de ontem foi sangrenta na região. Cinco homens morreram. Três deles eram vigias e foram assassinados de forma brutal. Quatro pessoas foram capturadas pela polícia por envolvimento nos crimes. As outras vítimas faleceram em um acidente de trânsito entre duas motocicletas e um carro.

Dos três homicídios, dois deles foram cometidos em Jaguaruna. Os vigias Edson dos Santos, de 48 anos, e Jaderson Duarte de Souza, de 24 anos, foram encontrados mortos por volta das 7h30 na localidade de Copa 70. Os colegas de trabalho teriam sido assassinados no início da madrugada, durante uma agressão.
Segundo a Polícia Civil, foi encontrada no local do crime uma arma conhecida como “tchaco” (dois bastões interligados por uma corrente). “Há pouco tempo cumprimos um mandado de busca e apreensão na casa de suspeitos de cometer furtos na cidade e vimos esta arma lá. Voltamos ao local e encontramos três irmãos sujos de sangue”, aponta o delegado Leonardo Valente.
Os rapazes, com 22, 18 e 16 anos, foram detidos em flagrante e encaminhados para a delegacia. “Eles alegaram que o mais novo foi agredido pelos vigilantes e apenas agiram em legítima defesa. Mas, como encontramos a janela de uma casa arrombada no local do crime, os indícios apontam que os vigias tentaram impedir um furto e foram mortos durante uma briga”, acredita o delegado.
O trio foi autuado em flagrante por latrocínio (roubo ou tentativa seguida de morte). Os dois irmãos mais velhos foram encaminhados para o Presídio Regional de Tubarão e o mais novo seria levado para Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), no mesmo município.

Vítima foi violentamente agredida com pedradas
A 3ª vítima de homicídio na madrugada de ontem também foi um vigia. Walmor Soares Sobrinho, de 65 anos, foi violentamente agredido no bairro Progresso, em Laguna, onde foi encontrado morto. Um jovem de 25 anos foi preso em flagrante próximo da cena do crime, sujo de sangue.
Walmor teria sido abordado pelo acusado por volta das 3h30 no lugar em que costumava passar todas as madrugadas. “O jovem teria ido até o local para roubar o vigia e acabou matando a vítima com pedradas na cabeça. Uma testemunha viu toda a agressão e nos acionou”, declara um policial militar.
Os policiais foram até o local, encontraram o vigia já sem vida e prenderam o jovem sujo de sangue a apenas 600 metros da cena do crime. Ele foi encaminhado para a delegacia do município e autuado em flagrante por latrocínio (roubo seguido de morte) pelo delegado César Augusto Cardoso Reynaud, sendo levado para a Unidade Prisional Avançada (UPA) do município.
Apesar da pouca idade, o jovem acusado de matar o vigia Walmor já era bastante conhecido no meio policial. Ele possuía passagens pela delegacia por furtos, ameaças, lesões corporais e tentativa de estupro.

Número de homicídios ainda é menor na Amurel

Apesar dos seis assassinatos registrados somente neste mês na região, o número de mortes ainda é bem menor do que em 2011. Desde janeiro até ontem, 16 homens foram mortos na Amurel. No mesmo período do ano passado foram 33 mortes.
O único município onde aumentou o número de assassinatos foi Jaguaruna. Com a morte dos dois vigias, já são três homicídios registrados neste ano. O primeiro ocorreu no dia 18 de abril, na localidade de Torneiro. Antônio Passos Espíndola, de 62 anos, foi morto dentro da própria casa a facadas. No ano passado não houve assassinatos na cidade.
Já Laguna segue com três homicídios, sendo todos cometidos neste mês. Antônio Pedro Ferreira, de 44 anos, foi morto no dia 15 e Sinésio de Oliveira dos Passos, de 41 anos, no dia 17, além do vigia morto na madrugada de ontem. Em 2011, nove pessoas foram assassinadas na cidade.
Tubarão lidera o ranking de mortes neste ano, com seis vítimas. Ainda assim, o número está abaixo do que foi registrado entre janeiro e agosto de 2011, quando 14 pessoas foram assassinadas no município.

Fonte: Diário do Sul



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *